Mãos do Mundo

Facebook Facebook Instagram Instagram Twitter Twitter Tripadvisor Tripadvisor

Blog

O que é Meditação?

Meditação é um método para familiarizar nossa mente com virtude. Quanto mais familiarizada com virtude nossa mente estiver, mais calma e pacífica ela se torna. Quando nossa mente está em paz estamos livres de preocupações e desconforto mental e experienciamos verdadeira felicidade.

O propósito da meditação é cultivar os estados de mente que são favoráveis à paz e ao bem-estar e erradicar aqueles que não o são.

Se examinarmos nossa vida, descobriremos que a maior parte do nosso tempo e energia são devotados às atividades mundanas, como buscar segurança material e emocional, desfrutar de prazeres sensoriais ou construir uma boa reputação.

Se treinarmos nossa mente para se tornar pacífica, seremos felizes o tempo todo, mesmo nas condições mais adversas. Mas se nossa mente não estiver em paz, mesmo que desfrutemos das mais agradáveis condições exteriores, não estaremos felizes. Portanto, é importante treinar nossa mente por meio da meditação.

Há dois tipos de meditação: meditação analítica e meditação posicionada. Quando contemplamos o sentido de uma instrução de Darma que tenhamos recebido ou lido, estamos fazendo a meditação analítica. Contemplando profundamente a instrução, por fim chegamos a uma conclusão ou fazemos surgir um estado de mente virtuoso específico. Esse é o objeto da meditação posicionada.

Tendo encontrado nosso objeto por meio de meditação analítica, concentramos-nos nele unifocadamente pelo maior tempo possível para ficarmos profundamente familiarizados com ele. Esta meditação unifocalizada é a meditação posicionada. Freqüentemente a meditação analítica é simplesmente chamada de “contemplação” e a meditação posicionada, simplesmente de “meditação”.

A meditação posicionada depende da contemplação, que por sua vez depende de ouvir ou ler instruções de Darma.

Fonte:  http://kadampa.org/pt-br

Lido: 453 vezes

Comentários

    Deixe seu comentário